segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Trabalhando em Dublin: Au Pair (Parte II)
Unknownsegunda-feira, 28 de outubro de 2013 0 comentários


Para matéria não ficar muito extensa divimos ela em duas partes, leia abaixo a parte final.
Caso não tenha lido a primeira parte segue o link: Trabalhar na Irlanda: Au Pair

Por: Hanna Rywka

Em trabalhos informais você tem que lembrar que não tem contrato ou assinatura, é só palavra. Então a conversa é muito importante e promessas também.

Vantagens e desvantagens de morar com a família ou morar na sua própria casa.
Quando fui live-in, gostei muito. É maravilhosa a experiência de realmente mergulhar em outra cultura. Hoje sou childminder e acho tão bom quanto ser au pair.
Os pontos bons de ser live-in é que você quase não gasta com contas... na verdade você não gasta at all. É muito bom não ter que se preocupar com o dia de pagar o aluguel, conta de energia, internet e essas coisas... fora comida compras de supermercado que tem que ficar sempre checando se ainda tem leite ou coisas assim. Você simplesmente sabe que está lá.

É muito bom também o fato de que você pratica muito mais o seu inglês. Se você tem pouco tempo pro seu intercâmbio e precisa dá um upgrade rápido, essa é a melhor opção.
Famílias que procuram live-in, geralmente também querem além de uma au pair, uma amiga. Alguém que curta sair com eles, viajar, ou cuidar da casa enquanto eles viajam. Alguém de confiança, o que também é muito bom se você é uma pessoa que curte essa vida mais família e realmente quer entrar de cabeça nessa nova cultura.

Mas, querendo ou não, não é sua casa. Parece que sempre você vai estar um pouco fora, sabe? Ou talvez não se sinta tão à vontade sempre, principalmente se você não tem seu próprio banheiro...
Alguns pontos ruins de ser live-in é que às vezes mesmo quando seu horário de trabalho já acabou, você meio que continua trabalhando ou você tem que sair de casa pra relaxar. Você pode até ter seu próprio quarto, mas as crianças não tem noção que você agora quer ter seu tempo, e elas batem na sua porta ou simplesmente entram... eu não me importava muito, mas às vezes não é muito legal.

Outro ponto que é ruim é que mesmo eles providenciando sua alimentação, às vezes eu não me sentia à vontade o suficiente pra chegar na lá cozinha e comer o que eu quisesse na hora que eu quisesse. Se eu tivesse que compra algo em específico, eu ia comprar pra mim.

Apesar desses pontos baixos, sinto muita saudade de ser live-in. Aprendi muito com minhas famílias e vivi coisas muito boas e importantes pra minha vida e pro meu crescimento em geral.
Agora, moro na minha casa, com minha irmã, tenho que comprar comida, lavar minha roupa, pagar minhas contas, e ter minha vida. Aqui não preciso me preocupar muito que horas vou chegar pra não acordar as crianças, que horas vou comer ou acordar. Quando eu entro nessa casa, o espaço e tempo são meus e essa sensação é muito boa depois de ficar tanto tempo morando com famílias.

O bom de ser live-out é que depois que você termina o seu trabalho, você realmente termina. Você vai embora e sabe que naquela noite você não vai acordar com alguém chorando ou na manhã seguinte com barulhos de crianças tentando ser mais quietas porque seu horário ainda não começou.
Os pontos ruins de ser live-out é que você quase não se envolve mesmo com a família. O processo de adaptação das crianças é mais demorado, e o seu acaba sendo também. Geralmente pra ser live-out você tem que ter mais tempo de intercâmbio, 1 ano pra mais seria ideal.

Salário
O salário é muito importante. O mínimo que eu considero justo pra uma au pair live-in é 100 euros por semana. Pra live-out acima de 150 euros por semana, mas aí é extremamente difícil medir porque entram muitos outros aspectos pra serem avaliados. Um deles é quantos dias por semana você vai trabalhar, ou quais vão ser as suas tarefas, quanto mais coisas, mais money. Depende também se é perto ou longe de onde você mora, porque daí você também tem que levar em consideração o transporte. 

Hora de trabalho, quantos babysitters por semana, finais de semana off ou não, carteira de motorista ou não, cursos de primeiros socorros ou qualquer outro nessa área de segurança e bem estar infantil e é claro, experiência (com referências pra poder ser validado e confirmado). Tudo isso a família vai avaliar e você deve avaliar também pras duas partes ficarem contentes com o valor justo.

Dicas de como conseguir um trabalho
Eu consegui todos os meus pela internet e contatos.
Tem muitos websites que te ajudam na pesquisa dando famílias que se encaixam com o seu perfil e tem outros que simplesmente são anúncios e você entra em contato com a família mandando o seu CV (curriculum vitae) e suas referências pra eles. Não aconselho a mentir com experiência ou referência. É muito importante começar sendo sincera. A família aprecia e mais cedo ou mais tarde vao descobrir se era verdade ou não.

Outra maneira é estar nesse network. Se você tem amigas que são au pairs, elas estão em contato direto com pais. Se ela for uma boa au pair, os chefes dela que tem amigos que precisam de au pairs, vão entrar em contato com ela pra ver se ela não tem indicações. Daí é quase que sem erro. Se você é indicada por uma pessoa que faz um bom trabalho, eles vão escolher você. Então, deixe o nome da sua amiga limpo e faça um bom trabalho.

É fácil achar trabalho?
Na minha opinião, não. Se fosse só pra achar uma vaga, sim é fácil; mas trabalhos com crianças onde você não pode simplesmente experimentar por 2 ou 3 semanas e largar, é difícil. Crianças criam afetos por você e nem elas e nem os pais querem ficar trocando de au pair a cada mês. Você tem que ir pras entrevistas já sabendo o que você quer, e por mais que seja o desespero pra achar um trabalho, só aceite trabalhar com aquela família se você estiver afim do compromisso pelo tempo combinado.

Homens tem vagas também, mas são muito menos procurados do que mulheres então é um ponto que facilita na procura. Faça um CV bem profissional e bem interessante, que mesmo que você não tenha experiência eles veem que você é uma pessoa que eles podem confiar, que eles te liguem pra entrevista e esteja pronta pra atender um telefone em inglês, pelo menos alguma frase pronta que fale que você prefere que eles te mandem e-mail por ser mais fácil de não perder os detalhes, e enfim, se prepare pra na entrevista você se destacar por ser atenciosa e atenta e ser simpática e responsável e ter ótimas experiências como eu e muitas outras meninas e meninos por aí.

Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte.
Marcadores : , ,
Sobre o Autor Estudar em Dublin Seu guia de informações sobre Dublin. Facebook

0 comentários

Postar um comentário