segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Trabalhando em Dublin: Au Pair (Parte II)
Unknownsegunda-feira, 28 de outubro de 2013 0 comentários


Para matéria não ficar muito extensa divimos ela em duas partes, leia abaixo a parte final.
Caso não tenha lido a primeira parte segue o link: Trabalhar na Irlanda: Au Pair

Por: Hanna Rywka

Em trabalhos informais você tem que lembrar que não tem contrato ou assinatura, é só palavra. Então a conversa é muito importante e promessas também.

Vantagens e desvantagens de morar com a família ou morar na sua própria casa.
Quando fui live-in, gostei muito. É maravilhosa a experiência de realmente mergulhar em outra cultura. Hoje sou childminder e acho tão bom quanto ser au pair.
Os pontos bons de ser live-in é que você quase não gasta com contas... na verdade você não gasta at all. É muito bom não ter que se preocupar com o dia de pagar o aluguel, conta de energia, internet e essas coisas... fora comida compras de supermercado que tem que ficar sempre checando se ainda tem leite ou coisas assim. Você simplesmente sabe que está lá.

É muito bom também o fato de que você pratica muito mais o seu inglês. Se você tem pouco tempo pro seu intercâmbio e precisa dá um upgrade rápido, essa é a melhor opção.
Famílias que procuram live-in, geralmente também querem além de uma au pair, uma amiga. Alguém que curta sair com eles, viajar, ou cuidar da casa enquanto eles viajam. Alguém de confiança, o que também é muito bom se você é uma pessoa que curte essa vida mais família e realmente quer entrar de cabeça nessa nova cultura.

Mas, querendo ou não, não é sua casa. Parece que sempre você vai estar um pouco fora, sabe? Ou talvez não se sinta tão à vontade sempre, principalmente se você não tem seu próprio banheiro...
Alguns pontos ruins de ser live-in é que às vezes mesmo quando seu horário de trabalho já acabou, você meio que continua trabalhando ou você tem que sair de casa pra relaxar. Você pode até ter seu próprio quarto, mas as crianças não tem noção que você agora quer ter seu tempo, e elas batem na sua porta ou simplesmente entram... eu não me importava muito, mas às vezes não é muito legal.

Outro ponto que é ruim é que mesmo eles providenciando sua alimentação, às vezes eu não me sentia à vontade o suficiente pra chegar na lá cozinha e comer o que eu quisesse na hora que eu quisesse. Se eu tivesse que compra algo em específico, eu ia comprar pra mim.

Apesar desses pontos baixos, sinto muita saudade de ser live-in. Aprendi muito com minhas famílias e vivi coisas muito boas e importantes pra minha vida e pro meu crescimento em geral.
Agora, moro na minha casa, com minha irmã, tenho que comprar comida, lavar minha roupa, pagar minhas contas, e ter minha vida. Aqui não preciso me preocupar muito que horas vou chegar pra não acordar as crianças, que horas vou comer ou acordar. Quando eu entro nessa casa, o espaço e tempo são meus e essa sensação é muito boa depois de ficar tanto tempo morando com famílias.

O bom de ser live-out é que depois que você termina o seu trabalho, você realmente termina. Você vai embora e sabe que naquela noite você não vai acordar com alguém chorando ou na manhã seguinte com barulhos de crianças tentando ser mais quietas porque seu horário ainda não começou.
Os pontos ruins de ser live-out é que você quase não se envolve mesmo com a família. O processo de adaptação das crianças é mais demorado, e o seu acaba sendo também. Geralmente pra ser live-out você tem que ter mais tempo de intercâmbio, 1 ano pra mais seria ideal.

Salário
O salário é muito importante. O mínimo que eu considero justo pra uma au pair live-in é 100 euros por semana. Pra live-out acima de 150 euros por semana, mas aí é extremamente difícil medir porque entram muitos outros aspectos pra serem avaliados. Um deles é quantos dias por semana você vai trabalhar, ou quais vão ser as suas tarefas, quanto mais coisas, mais money. Depende também se é perto ou longe de onde você mora, porque daí você também tem que levar em consideração o transporte. 

Hora de trabalho, quantos babysitters por semana, finais de semana off ou não, carteira de motorista ou não, cursos de primeiros socorros ou qualquer outro nessa área de segurança e bem estar infantil e é claro, experiência (com referências pra poder ser validado e confirmado). Tudo isso a família vai avaliar e você deve avaliar também pras duas partes ficarem contentes com o valor justo.

Dicas de como conseguir um trabalho
Eu consegui todos os meus pela internet e contatos.
Tem muitos websites que te ajudam na pesquisa dando famílias que se encaixam com o seu perfil e tem outros que simplesmente são anúncios e você entra em contato com a família mandando o seu CV (curriculum vitae) e suas referências pra eles. Não aconselho a mentir com experiência ou referência. É muito importante começar sendo sincera. A família aprecia e mais cedo ou mais tarde vao descobrir se era verdade ou não.

Outra maneira é estar nesse network. Se você tem amigas que são au pairs, elas estão em contato direto com pais. Se ela for uma boa au pair, os chefes dela que tem amigos que precisam de au pairs, vão entrar em contato com ela pra ver se ela não tem indicações. Daí é quase que sem erro. Se você é indicada por uma pessoa que faz um bom trabalho, eles vão escolher você. Então, deixe o nome da sua amiga limpo e faça um bom trabalho.

É fácil achar trabalho?
Na minha opinião, não. Se fosse só pra achar uma vaga, sim é fácil; mas trabalhos com crianças onde você não pode simplesmente experimentar por 2 ou 3 semanas e largar, é difícil. Crianças criam afetos por você e nem elas e nem os pais querem ficar trocando de au pair a cada mês. Você tem que ir pras entrevistas já sabendo o que você quer, e por mais que seja o desespero pra achar um trabalho, só aceite trabalhar com aquela família se você estiver afim do compromisso pelo tempo combinado.

Homens tem vagas também, mas são muito menos procurados do que mulheres então é um ponto que facilita na procura. Faça um CV bem profissional e bem interessante, que mesmo que você não tenha experiência eles veem que você é uma pessoa que eles podem confiar, que eles te liguem pra entrevista e esteja pronta pra atender um telefone em inglês, pelo menos alguma frase pronta que fale que você prefere que eles te mandem e-mail por ser mais fácil de não perder os detalhes, e enfim, se prepare pra na entrevista você se destacar por ser atenciosa e atenta e ser simpática e responsável e ter ótimas experiências como eu e muitas outras meninas e meninos por aí.

Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte.

Trabalhando em Dublin: Au Pair


Por: Hanna Rywka

Au Pair, aqui na Irlanda é um trabalho bem comum e conhecido. Mas o que é isso exatamente? Como funciona? Só mulheres podem trabalhar como au pair? É bom? É ruim? Por que ser au pair?
Bom, ser au pair pra algumas pessoas é só uma mulher que mora na casa de uma família, ajuda com as crianças. Basicamente é isso mesmo, mas tem muitos outros detalhes que podem te ajudar na decisão de ser ou não ser uma au pair.

Na verdade, tem muitas subdivisões dentro dessa categoria: nanny, childminder, au pair live-in, au pair live-out, afterschool, babysitter, motherhelp, etc...pra quê tanta coisa né?

O que esses nomes significam? Como eu vou saber como colocar no meu anúncio ou como procurar?
Nanny e childminder são praticamente a mesma coisa: alguém que cuida de crianças na casa de alguém ou na sua própria casa mas durante apenas um determinado período do dia. Pra ser nanny ou childminder é necessário ter experiência e boas qualificações na área.
Au pair em geral, não necessariamente precisa ser qualificada, se for uma pessoa amável, cuidadosa e atenta pra ser como uma irmã mais velha, já se encaixa em muitas famílias. A diferença entre live-in e live-out é que ou você mora com a família ou não, mas o salário de live-in é um pouco menor considerando que você mora com eles.

Afterschool geralmente só cuida de crianças mais velhas, na idade de ir pra escola já e cuida deles quando eles chegam e até os pais chegarem do trabalho. Esse trabalho requer ir buscar na escola, levar pra extraclasses durante a tarde e ajudar e monitorar enquanto fazem a lição de casa.
Babysitter é apenas a noite... os pais querem sair pra uma festa, ir ao cinema, comemorar qualquer coisa, eles vão te chamar pra colocar as crianças na cama e estar pronta a atendê-los se qualquer imprevisto durante a noite acontecer.

Motherhelp é o famoso faz tudo, por pouco. Nesse caso, em minha opinião, a pessoa tem que estar bem disposta a ajudar e praticamente se voluntariar. Sendo uma motherhelp teria que ajudar na limpeza da casa diretamente, ajudar na cozinha, com as roupas, dar banho nas crianças, trocá-los, colocá-los pra dormir...sem folga de manhã até a noite. Geralmente as mães aqui tem mais do que 3 crianças e não podem pagar muito. Nessa área, a procura por homens é maior.

Antes de tudo, lembre-se que nem sempre os pais sabem diferenciar essas categorias, então às vezes no título está escrito uma vaga diferente do que realmente é. Outra coisa muito importante de lembrar é que nem tudo é regra. Cada família tem razões diferentes pra procurar uma ajuda externa. O que você tem que ter em mente é o que você pode fazer, o que pode não quer fazer e por quanto quer fazer. A hora da entrevista é a hora de combinar todos os detalhes, e deixar tudo bem claro pras duas partes da história.

Ouvi muitas histórias de famílias que na hora da entrevista são super legais, e falam que o trabalho vai ser tranquilo, você vai ter seu próprio quarto, banheiro, seu espaço, ter tempo pra estudar e tal. Algumas cumprem, mas algumas não e acabam abusando com falta de senso e consideração pela pessoa pagando o mesmo salário ou até mesmo sem pagar, o que é o pior dos casos.

Mas também ouvi muitas histórias de famílias que estão procurando por alguém comprometido e atencioso, mas algumas meninas pegam a vaga, ficam por 1 mês ou perto disso e deixam a vaga sem falar nada, ou até mesmo ficam na casa mas trabalham de uma forma extremamente relaxada, sem pensar que aquilo, por mais informal que seja, é um trabalho sério e precisa ser bem feito.

Ok, mas o que devo perguntar? Como posso deixar tudo claro pra não haver problemas futuros?
Você tem que perguntar sobre coisas importantes pra você. O que eles geralmente pedem é “some housework” ... nada de mais, mas tem que esclarecer o que será esse housework. A maioria das vezes é só dar uma aspiradinha, esvaziar a máquina de lavar louça, quase nada; mas você tem sempre que esclarecer porque à medida que forem criando intimidade, eles vão pedindo mais coisas. Se você continuar feliz e achar q não tem nada de mais ajudar um pouquinho mais aqui e ali tudo bem, mas algumas famílias vão além e aí você vai poder dizer: Olha, quando combinamos quais seriam os meus deveres vocês não me falaram disso e eu sinceramente... explique o porquê de uma forma tranquila.

Algumas pessoas sempre pensam: “eu não vou fazer isso! Eu faço tudo nessa casa, ganho pouco..blá blá blá...”. Pode até ser verdade em alguns casos, mas é muito raro uma família Irish te enganar, se eles fazem isso, geralmente é porque a au pair também não está fazendo a sua parte como esperado. Tente sempre ver o lado da família também, afinal de contas não é nada fácil ter alguém estranho na sua casa. Tenha sempre uma relação aberta com eles, todo mundo gosta de entender a situação do outro e melhorar o clima. Lembre-se sempre também que quanto mais coisas você pedir, mais direito de pedir eles tem; e quanto mais coisas você negar fazer, mais direito de negar benefícios eles vão ter também.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Dicas: Dublin Segundo os Brasileiros
Unknownquinta-feira, 24 de outubro de 2013 0 comentários


Uma dica rápida para quem está chegando mais que vale também para os que já estão aqui, pois muitos lugares podem ser novos. O Mundo Segundo os Brasileiros é uma espécie de reality show da Band, que percorre o mundo com dicas e informações sobre diversos países e tudo isso segundo a opinião de brasileiros que vivem nesses lugares.

Alguns são roteiros bem famosos enquanto outros são realmente desconhecidos, países que dificilmente passam pelas nossas cabeças na hora de planejar um intercâmbio ou uma viagem a turismo. E é muito interessante ver a opinião dos brasileiros sobre os locais, muitas vezes são locais incríveis e que nunca pensaríamos em visitar se não fosse o programa.

Esse mês o programa visitou a cidade de Dublin, e não poderíamos deixar de colocar o vídeo aqui. Por ter sido esse mês, o programa está bem atual e repleto de dicas para quem já está aqui, e quem sabe torturante para quem ainda não chegou. :D


No site e no Youtube há diversos vídeos sobre outras cidades, útil para quem tem planos de viajar para o local. Segue o site oficial do programa:
http://entretenimento.band.uol.com.br/omundosegundoosbrasileiros/

Ficamos por aqui... Have a nice day

Procurando Trabalho: FAS


Conseguir um emprego é a meta inicial da maioria dos intercâmbistas na Irlanda. Enquanto se está desempregado temos de regular muitas coisas, não pelas coisas serem caras, muito pelo contrário, é por serem muito baratas que geralmente vem aquela vontade de comprar tudo.

Na Irlanda o salário mínimo é de 8,65€/hora, e calculando que a maioria dos brasileiros gastam de 300€ a 600€ por mês com aluguel + despesas da casa + comida. Trabalhando part-time (4 horas/dia) você tem dinheiro suficiente para pagar todas as despesas com casa e comida e ainda te sobra para fazer algumas compras ou quem sabe uma viagem.

Existem diversos sites para procurar emprego na Irlanda, mais hoje vou falar especificamente do FAS, que é um Orgão Oficial Irlandês para auxiliar desempregados na busca por um emprego. A algumas agências espalhadas ao redor de Dublin, mais vamos falar sobre a busca pela internet que é realizada através do site: www.fas.ie


O site tem um visual não muito agradável, mais sem muitos segredos também. Na parte superior da página inicial você vai encontrar os QUICK LINKS, altere ele para FIND A JOB e aperte em GO.
(Clique na imagem para aumentar)



A página a seguir vai mostrar todas as vagas, mas o site só mostra as vagas filtradas se a busca tiver no máximo 300 vagas. Então vamos quebrar um pouco as vagas para conseguir ter uma melhor visualização delas. Na parte esquerda do site voce vai encontrar uma lista de links como na foto abaixo, aperte em JOB TYPE.


Aqui pode selecionar JOB direto, as outras opções são basicamente programas especiais do governo para inserir IRLANDESES no mercado de trabalho, então não são interessantes para nós que estamos aqui como estudantes e não somos nativos.


Como mostrado na página nossa busca ainda tem 3081 vagas, e o site só vai mostra-lás quando tiver até no máximo 300 então vamos quebrar um pouco mais. Vamos filtrar os trabalhos entre full-time (8 Hora/dia) e part-time (4 horas/dia). Selecione JOBS FULL TIME/ PART TIME, para esse exemplo utilizamos o opção FULL TIME


Depois de selecionado ele volta automaticamente para o Menu, ainda assim tem mais de 300 vagas, então vamos filtrar por localização. Selecione JOB LOCATION e você verá uma tela mais ou menos assim:


Aqui a filtragem já começa a ficar mais profunda, selecionando qualquer ícone desses você vai ver outras opções dependendo do local, lembrando que a qualquer momento é possível apertar o VOLTAR do seu navegador para retornar e procurar em outras regiões...Apertando em DUBLIN você vai ver ícones de vagas em TODAS as regiões de Dublin, portanto selecione a que fica melhor pra você em questão de proximidade ou salário, neste exemplo selecionamos DUBLIN 1. Selecionando DUBLIN 1 tivemos um retorno de 75 vagas, vamos ver quais são selecionando SHOW JOBS.

Aqui é possível ver o nome da vaga em questão e o salário, elas não estão filtradas por área de atuação, apenas são mostradas todas as vagas de FULL TIME em DUBLIN 1 no caso.


Na página 3 encontramos uma vaga de CAFE/DELI ASSISTANT, na parte esquerda você encontra algumas informações sobre a vaga como quantidade de vagas, tipo de contrato, quantos dias por semana e a carga horária da mesma, e se é necessário ter experiência profissional para vaga.

Na parte superior central é possível ver o salário e uma breve descrição da vaga. Na vaga em questão é possível ver que o salário é de €8.65 ou pode aumentar dependendo da experiência (DOE), e que a vaga é em um café bem movimentado e vai ser necessário preparar os ingredientes e fazer sanduíches. Também é requisitado no mínimo 1 ano de experiência.
Na parte verde (inferior) é possível ver os dados do empregador e o email para envio do CV (Currículo)


Além de região uma dica útil é buscar por área de atuação, já que por região apenas, as vagas ficam bem bagunçada. Após selecionar a região desejada, ao invés de já selecionar show jobs selecione OCCUPATIONS.


Neste exemplo digamos que só estamos interessados em procurar vagas de tecnologia, basta selecionar o SOFTWARE / INFORMATION TECHNOLOGY e só aparecerão as vagas de tecnologia da região selecionada anteriormente.


*Lembrando que é possível filtrar por ocupações logo no ínicio sem ser necessário selecionar as regiões da Irlanda ou de Dublin.

O post ficou um pouco grande, mais procuramos detalhar o máximo possível. Se ainda assim tiverem alguma dúvida sobre os procedimentos, podem deixar nos comentários que iremos responder assim que possível. Um outro post sobre como conseguir trabalho será feito mostrando outras opções de sites.
Enjoy... :D









segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SEDA College: How-To
Unknownsegunda-feira, 21 de outubro de 2013 0 comentários

Essa é mais uma série de vídeos da SEDA College, ao contrário do post anterior onde foi apresentado alguns dos lugares mais famosos de Dublin e da Irlanda no geral, nesse o foco está em orientar os estudantes através de vídeos bastante intuitivos.

As dúvidas mais comuns para quem está chegando são referentes a como fazer para abrir conta em banco, tirar pps, conseguir uma residência fixa, etc... E os vídeos conseguem explicar muito bem cada um desses detalhes, de uma forma divertida e simples.

Recomendável a todos aqueles que estão chegando ou que já estão aqui a algumas semanas e ainda não deram entrada nesses procedimentos. Até o momento foram liberados quatro vídeos, e estaremos deixando eles aqui para quem quiser assistir, conforme forem sendo lançados mais vídeos vamos atualizando o post.




Da uma passada no canal do Youtube da SEDA College, clique aqui, e aproveita pra assistir os vídeos dos níveis de inglês que eles possuem e conhecer melhor a escola. Caso tenha interesse em estudar na SEDA College preencha nosso formulário de intercâmbio no menu superior do blog. Have a nice day.





Apresentando Dublin através da SEDA College

A SEDA College, uma das parceiras do blog, é uma escola localizada em Dublin que oferece cursos de inglês e outros cursos técnicos. Mas além do ótimo ensino a escola possui uma excelente equipe de marketing, que a pouco tempo atrás iniciou uma série de vídeos mostrando alguns lugares famosos da cidade, ou até da Irlanda no geral.

Vídeos que não deixam de impressionar nem mesmo quem já mora em Dublin e convive com esses lugares diariamente. Já foi postado alguns em um post contendo alguns vídeos da Irlanda. Mas os vídeos são muito bons para serem postados apenas uma vez... Deixamos aqui todos os vídeos lançados até o momento, e o canal da SEDA College no youtube. Clique aqui para acessar o canal My Seda.


Além desses vídeos eles possuem uma série bem bacana chamada "How-To", onde mostram através de vídeos bem informativos os procedimentos para coisas tipo: GNIB, PPS, etc... Que mais pra frente estaremos postando sobre...
Caso tenham interesse nos valores da escola preencham o formulário de intercâmbio clicando aqui e deixem sua preferência pela SEDA no campo observações.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Dublin através de vídeos
Unknownquinta-feira, 17 de outubro de 2013 1 comentários

Quando se tem interesse em realizar intercâmbio pra algum país, quem não fica no youtube procurando diversos vídeos do país?!? O título do post já descreve o que vai ser, basicamente deixarei aqui uma seleção dos melhores vídeos sobre Dublin e Irlanda na minha opinião.

Começando com um bem vintage, como era Dublin em 1965, um passeio pelas principais ruas da cidade:


Segue alguns documentários e informativos sobre a cidade, a maioria esta em ingles.












É uma quantidade considerável de vídeos, mais para aqueles que estão chegando ou interessados sempre bate aquela vontade de chegar logo quando vê alguns vídeos sobre a cidade.
E Dublin é tudo isso ai mesmo, uma cidade linda, organizada, que encanta a todos os que aqui vivem. Aproveitem...

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quanto custa um intercâmbio na Irlanda? - Curta Duração
Unknownterça-feira, 15 de outubro de 2013 0 comentários


Foi feito a alguns dias atras um post sobre o investimento médio feito para estudar na Irlanda em cursos de Longa Duração. Como também muitos procuram saber sobre os cursos de curta duração, vamos tentar passar um valor aproximado.

Para este tipo de curso não é necessária a abertura de conta no banco, nem o pagamento do GNIB. Basta ter um curso pago, uma passagem de ida e volta e algum cartão de crédito ou papel moeda para se bancar por esse período.

Vale lembrar que não é permitido trabalhar neste período já que o visto emitido na imigração é o de turista. Os valores são aproximados e vão variar bastante, a passagem aérea vai depender do preço do dolár e data escolhido, já o curso vai depender do valor do euro.

NCBA College - 1 Mês de estudo
Escola: R$775,00 (€250)
Passagem Aérea: R$2.500,00 (Ida e Volta)
2 Semanas de Acomodação: R$598,00 (€190)
TOTAL: R$3.864,00

*Euro cotado em: €1 = R$3,10

Para cursos acima de 1 mês apenas acrescente esse valor no lugar do custo da escola acima:
2 Meses - R$1.085,00 (€350)
3 Meses - R$1.395,00 (€450)


Só basta trazer o dinheiro pra conseguir sobreviver nesse tempo que vai ficar no país, bom trazer a mais também para um eventual mochilão já que nesse tipo de intercâmbio é muito comum no último mês o estudante deixar para viajar por um longo período de tempo.

Nessa modalidade o intercâmbio sai muito mais em conta. Apesar de não ganhar os benefícios dos alunos de Longa Duração, não vai ser necessário se preocupar com nenhuma das questoes burocráticas dos cursos longos, já que não é necessária a conta bancária, nem pagamento de GNIB.

É uma ótima oportunidade para aqueles que querem vir apenas nas férias do trabalho ou da faculdade. Vai ter a oportunidade de estudar inglês e de quebra visitar a Europa. Espero que tire a dúvida de algumas pessoas referente a preços.

Qualquer dúvida podem deixar nos comentários e se quiserem um orçamento é só preencher o formulário no link do menu superior do site. Enjoy


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dicas: Dublin Bike
Estudar em Dublinquinta-feira, 10 de outubro de 2013 0 comentários

 Dublin bike é um sistema de aluguel de bicicletas criado pelo governo em 2009 para auxiliar as pessoas a se locomoverem pela cidade. De lá pra cá se tornou um dos sistemas de aluguel de bicicletas de maior sucesso no mundo. E recentemente foi anunciado que até o final de 2013 o governo planeja introduzir 950 novas bicicletas e aumentar o número de terminais para 58.


Os terminais ficam localizados nas regiões centrais da cidade, sendo assim ainda não é possível para os que moram mais afastados utilizar do sistema para voltar para suas casas, pois os terminais ficariam ainda muito distantes.



Para poder utilizar as bicicletas é necessário primeiro realizar um cadastro no site. Há duas opções de cartões:
 *3 Day Ticket: Custa apenas €2 e pode ser adquirido nos terminais da cidade que possiem entrada para cartão de crédito, procurem no site onde fica localizado o terminal mais próximo. Esse ticket te dá o direito de utilizar os serviços do Dublin Bike por 3 dias. Os primeiros 30 minutos são grátis, excedendo este tempo é cobrada uma tarifa que é descontada diretamente do cartão. A tarifa vai variar de acordo com o tempo excedido.

*Long Term Hire Card: Custa €10 e é feito através do site do Dublin Bike, é necessário realizar um cadastro e o cartão chega na sua casa em um período de até 7 dias. Esse cartão é válido por 1 ano inteiro e assim como o 3 Day Ticket, os primeiros 30 minutos são gratuitos, sendo que os excedentes possuem uma tarifa de acordo com a quantidade de minutos.

A regra dos 30 minutos é válida para qualquer um dos planos, os excessos são cobrados diretamente do cartão de crédito que foi utilizado para realizar o cadastro. Mas como os terminais só se encontram no centro, 30 minutos é tempo suficiente para andar nessa região, e mesmo que o tempo esteja acabando basta devolver a bicicleta em algum terminal, esperar 5 minutos e já pode pegar outra bike.

Para retirar alguma bike basta aproximar seu cartão no leitor de cartão dos terminais e digitar sua senha, vai aparecer um menu onde a primeira opção é retirar uma bicicleta. Escolha alguma das bicicletas disponíveis no visor e se dirija a ela. Todas as bikes são presas a uma espécie de base fixa, basta apertar o o botão verde da base e a bike irá se desprender. Para guardar basta prender a bike a base novamente, se ela foi presa corretamente a base irá dar dois avisos sonoros.

Caso o terminal esteja cheio apresente o cartão no terminal e automaticamente é adicionado mais 15 minutos aos 30 minutos gratuitos, para se procurar outro terminal disponível. Para ajudar no terminal vai ser exibido onde estão os mais próximos que possuem vagas.

Dublin é uma cidade bastante plana no geral e as ciclovias aqui são muito valorizadas, muita gente utiliza bicicleta como principal meio de transporte. Vale muito a pena utilizar este serviço porque alem do mais é uma coisa que você sabe que sempre vai estar ali quando precisar.

Sites:
http://www.dublinbikes.ie/
www.dublinbikes.ie/All-Stations/Station-map
http://www.dublinbikes.ie/Subscription/Long-Term-Hire-Card/Long-Term-Card-Holder
http://www.dublinbikes.ie/Subscription/Pricing-Structure/Pricing-structure

Aqui fica mais um post, espero que tenham gostado e qualquer dúvida podem deixar nos comentários abaixo.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quanto custa um intercâmbio na Irlanda? - Longa Duração
Unknownquarta-feira, 9 de outubro de 2013 11 comentários


ATUALIZAÇÃO: Para informações atualizadas recomendo utilizar o site Intercâmbio Planet, com a reforma no setor de educação muitas escolas foram fechadas e entre elas a NCBA, além de outras escolas terem subido os preços. Este post então não condiz com a situação atual. Acesse

Afinal quanto custa aquele sonhado intercâmbio na Europa, mais precisamente em Dublin - Irlanda?!. A não ser que você tenha uma boa situação financeira, um intercâmbio não é uma coisa barata, é necessário um bom investimento mas é um investimento que com certeza vai te dar retorno. Ninguém volta a mesma pessoa, sua visão do mundo cresce, é necessário conviver com pessoas de culturas diferentes, isso tudo traz uma bagagem incrível.

Vou tentar te dar uma ideia aproximada de quanto $$$ será necessário para isso. Serão usados os valores puros da escola, sem nenhum pacote de agência de intercâmbio, as duas opções com duas semanas de acomodação em Hostel (Quartos de 6 camas), o valor das passagens aéreas pode variar pra mais ou pra menos de acordo com a temporada. Tudo foi calculado com o euro a R$3.15. Entre parênteses colocarei os valores originais em Euros.

Opção A - ECM College
Escola: R$6.363,00 (€2020)
Seguro Governamental: R$378,00 (€120)
Passagem Aérea: R$2.500,00 (Ida e Volta)
2 Semanas de Acomodação: R$598,50 (€190)
Necessário para abertura de conta no banco: R$9.450,00 (€3000)
Recomendado trazer para segurança: R$2.205,00 (€700)
TOTAL: R$21.494,00

Opção B - NCBA
Escola: R$2.250,00 (Valor é fixo em reais)
Seguro Governamental: INCLUSO
Passagem Aérea: R$2.500,00 (Ida e Volta)
2 Semanas de Acomodação: R$598,50 (€190)
Necessário para abertura de conta no banco: R$9.450,00 (€3000)
Recomendado trazer para segurança: R$2.205,00 (€700)
TOTAL: R$17.003,50


Da pra economizar em alguns itens como semana de acomodação, o obrigatório pela imigração é apenas 1, então da pra economizar alguns euros. Na passagem aérea dependendo da data da pra se conseguir passagens por volta de R$2.000,00. E o recomendado trazer por segurança da pra reduzir esse valor.

Lembrando que isso é só uma base, da pra reduzir esse valor, mais essa base é pra vir meio que tranquilo sem precisar sair na correria louca pra conseguir trabalho e casa. E conseguindo um trabalho aqui e poupando algum dinheiro é possível reaver o investimento feito.

Esses valores são para cursos de LONGA DURAÇÃO no formato de 6 meses de estudo + 6 meses de férias. E o dinheiro do banco é totalmente seu depois da abertura da conta, podendo fazer o que quiser com ele. Aqui na Irlanda os gastos mensais (comida+aluguel+contas) giram por volta de €300 - €500, então tirando uma média básica ai é dinheiro suficiente pra você ficar 6 meses ou mais no país sem depender de trabalho.

Bom pessoal é isso, não é barato realizar um intercâmbio mais saiba que entre todos os países tops que oferecem cursos de inglês a Irlanda com certeza é dos mais senão o mais barato para se estudar. Qualquer dúvida em relação a alternativas para economizar é só entrar em contato ou deixar um comentário abaixo que ficarei feliz em responder.

Para informações sobre o processo de abertura de conta no banco:
http://estudarindublin.blogspot.ie/2013/09/procedimento-para-abertura-de-conta-no.html

Para o processo do GNIB (Visto de Longa Duração):
http://estudarindublin.blogspot.ie/2013/09/procedimento-para-tirar-o-gnib.html

Enjoy...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Procurando Residência Definitiva
Unknownsegunda-feira, 7 de outubro de 2013 0 comentários

Uma das primeiras e mais importantes coisas que o estudante que vir pra Irlanda deve fazer é procurar uma residência fixa. No começo do intercâmbio quase toda a documentação chega pelo correio e nada melhor do que ter seu próprio endereço para recebe-lás.

As cartas do Banco e do PPS necessitam de um endereço fixo aqui na Irlanda para serem enviadas, e quanto mais você demora a conseguir uma casa mais vai atrasar a documentação e com o tempo passando vai acabar tendo que mecher no dinheiro reservado para o banco.

A uma grande diversidade de sites de aluguel na Irlanda, eles são vastamente usados por toda população. E é uma boa até para os que ainda estão no Brasil terem uma noção de como são as casas e a média de preço por região. Os mais famosos são:
http://www.daft.ie
http://www.let.ie
http://www.myhome.ie
http://www.rent.ie
Nesses sites geralmente vão aparecer três opções: SALE (Venda de casas), LETTING (Aluguel) e SHARING (Dividir casa com pessoas já morando nela).

Hoje está um pouco complicado conseguir casas vazias que estão vinculadas a agências porque muitos intercambistas deixavam os donos das casas no prejuízo, voltava para o país de origem e deixava a casa com alguns estragos, não cumpriam o contrato mínimo de permanência, etc... Então agora a maioria das agências que possuem casas do DAFT (São muitas por sinal) só aceitam estudantes que provem que estão trabalhando, pedem comprovante bancário, referências, e mais vários documentos. O que realmente dificulta para quem esta chegando.

Mais ainda há muitas casas que são anunciadas diretamente pelo Landlord e esses são bem mais tranquilos, só não vale tentar dar uma de experto e voltar pro Brasil dando prejuízo pro Landlord que acaba que vai prejudicando ainda mais os brasileiros que estão chegando.

Nas páginas e grupos do facebook sobre brasileiros que vivem na Irlanda, há uma oferta gigante de vagas também, quase todas elas para compartilhar a casa com mais pessoas. O segredo para quem está meio no desespero é não ficar escolhendo casa, gostou de uma já fecha o negócio, apesar da oferta ser grande a procura também é, e em questão de minutos você pode perder a vaga.

E fiquem atentos também principalmente nas vagas oferecidas pelos grupos de brasileiros no facebook, ultimamente muitos estão tentando ganhar em cima no valor do depósito, o depósito é o valor do aluguel, mais muitos estão cobrando valores bem altos no depósito apenas para ficar com uma parte do dinheiro. Vale prestar atenção nesse ponto.

Espero que tenha ajudado alguns a conseguir a tão desejada residência fixa, qualquer dúvida estou a disposição...:D

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Praticando inglês antes da viagem
Unknownsexta-feira, 4 de outubro de 2013 0 comentários

É fato que quanto melhor for seu inglês mais portas se abrirão no intercâmbio. Não é obrigatório sair do Brasil já sabendo falar bem, até porque o objetivo do intercâmbio é ensinar não importa se for desde o nível mais básico ao mais avançado...

Quando melhor for seu inglês mais rápido vai ser seu aprendizado, mais rápido você vai conseguir um emprego, as chances de resolver um problema são maiores, etc... E não é preciso pagar um curso super caro no Brasil para ser um preparatório para o intercâmbio, hoje existem inúmeras opções online mesmo que podem te ajudar bastante no aprendizado.
Vamos a algumas delas:

Livemocha
É tipo uma rede social para aprendizado de idiomas, onde é possível se matricular nos cursos do sites e adicionar diversas pessoas de outros países para praticar. Há diversas opções gratuitas de idiomas desde os níveis mais básicos aos mais avançados. Há opções de cursos pagos com um pouco mais de apoio, mas os gratuitos já são ótimos.

Um dos melhores sites do ramo, possui um número muito grande de usuários e recentemente foi comprado por uma famosa empresa do ramo, então está bem melhor que antes. Até para os que já possuem um bom nível, acho válido para não perder o costume no idioma. Este é o site:
www.livemocha.com

Verbling
Semelhante ao livemocha, é um site de idiomas onde se pode adicionar pessoas de diversas partes do mundo para conversar. O diferencial desse site é que existem diversos tutores que cobram por hora para fortalecer áreas específicas, mas há também tutores grátis que realizam videos conferências em determinados horários, abrangendo diversos idiomas.

Existem tutores mais focados em Speaking, outros em Writing ou Listening. O legal que também há opção de criar grupos de pessoas específicos, grupos para os mais básicos, grupos para os que gostam de cantar, etc... Uma oportunidade para aprender o idioma com pessoas que estão no mesmo nível e gostam de coisas em comum. Este é o site:
https://pt.verbling.com/

Aplicativos e Podcasts (iOS) e Rádio
Podcasts são excelentes opções para ficar ouvindo durante viagens, antes de dormir, etc... É muito bom pra treinar o ouvido e praticar o accent, a maneira correta de falar as palavras. Aqui vão alguns podcasts em inglês Britânico:

*The English We Speak - BBC World Service
*Live Ireland - Palace Bar
*6 Minute English - BBC World Service

Outra alternativa é escutar rádios locais, no caso colocarei rádios da Irlanda.
http://www.listenlive.eu/ireland.html
http://www.surfmusic.de/country/ireland.html
http://www.rte.ie/radio/

Um dos aplicativos mais utilizados para a prática do idioma é o DuoLingo, tem tanto para aparelhos com iOS quanto para aparelhos com Android. Possui um visual excelente e muito íntuitivo, alguns minutos gastos no aplicativo todo dia com certeza farão diferença. E o melhor é que o aplicativo é 100% gratuito.
Segue o site onde você pode praticar e também baixar o aplicativo
http://www.duolingo.com

Filmes e Seriados
Uma das melhores opções. Depois que já estiver um pouco familiarizado com o inglês, tenta começar assistindo filmes e seriados em inglês com a legenda também em inglês, e quando se sentir mais confiante remova a legenda. É uma ótima maneira de treinar o listening.

Para mais super dicas confira essa matéria: http://intercambioplanet.com/9-dicas-para-aprender-novos-idiomas/

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MeetUp...Melhore seu inglês fazendo o que gosta
Unknownterça-feira, 1 de outubro de 2013 0 comentários

A melhor maneira de se aprender inglês é passando o tempo com pessoas nativas no idioma ou que já tem um nível mais avançado no idioma. Muitos não tem coragem de chegar em um grupo aleatório qualquer de nativos e puxar uma conversa. Minha dica de hoje vai para aquelas pessoas que gostariam de melhorar o inglês com nativos e de quebra fazendo algo que gosta, através de um site chamado Meetup isso é possível.

Antes de chegar em Dublin eu ficava um pouco preocupado como ia ficar minha vida esportiva já que na minha cabeça os irlandêses não gostavam de esportes, e unindo ao fato de ser um país que faz frio e que chove bastante achei que seria impossível jogar basquete por aqui. Ainda mais por ser um esporte com tradição zero na Irlanda.

Mais em uma dessas pesquisas na internet sobre dicas para aprender inglês achei esse site sensacional. Nele você pode colocar a cidade onde mora e automaticamente ele acha diversos grupos de encontros para as mais diversas atividades, mostra os dias e o local onde ocorrem os encontros e tudo muito detalhado.

E são diversos grupos, desde grupos de caminhada, música, gastronomia, solteiros, brasileiros, espanhois, fotografia, etc...uma infinidade de grupos pra todas as idades. E o melhor é que excluindo os grupos de línguas específicas como: franceses, italianos, etc... todos os outros a língua é o inglês, ótimo porque você vai se reunir com um grupo de pessoas com o mesmo objetivo que você, seja caminhar, seja amantes de fotografia, etc...e de quebra ter a oportunidade de aperfeiçoar o inglês.

Numa dessas minhas buscas achei um de esporte, e nele era marcado jogos de volei, futebol, basquete, toda semana. E me ajudou bastante no ínicio, pois a quadra era relativamente longe, o que me deu uma boa noção da cidade e eu era o único brasileiro, foi excelente para o meu inglês. Sem falar que a sensação de jogar basquete com pessoas dos EUA, frança, romenia, espanha, etc... era incrível.

Entao a dica que deixo é, precisa de um reforço no inglês ou apenas quer conhecer pessoas com o mesmo interesse que você? Não perca tempo e se cadastre no site, faça sua experiência de intercâmbio ser algo realmente incrível.

Segue o site filtrado para a cidade de Dublin:
http://www.meetup.com/cities/ie/dublin/

Espero que tenham gostado, não deixem de comentar :D