terça-feira, 19 de novembro de 2013

9 Razões para viajar enquanto se é jovem
Unknownterça-feira, 19 de novembro de 2013 0 comentários


1. Vai te ajudar a decidir o que você quer fazer da vida

É comum da natureza humana não saber exatamente do que você gosta até experimentar isso. Viajando enquanto é jovem pode ser uma ótima ajuda, vai te fazer vivenciar a diversidade e vai te agregar uma experiência incrível. Cada país, cada cidade, até mesmo cada restaurante que você visitar é uma oportunidade de experimentar algo diferente. E decidir o que quer fazer em idades avançadas pode te complicar bastante.

2. Menos obrigações é igual a mais liberdade

Enquanto você envelhece é normal você ir adquirindo certas responsabilidades e obrigações como: emprego, dívidas, filhos, carro. Viajando antes desse estágio sua vida será muito mais fácil e a liberdade é sem preço. Você estará disponível pra viajar por longos períodos, e aproveitar mais cada um desses lugares.

3. Vai te tornar uma pessoa mais interessante

Não há nada mais interessante do que ter uma conversa com alguém que tem coisa coisas para falar. Suas viagens serão parte de sua história como pessoa. Viajar cria uma interessante história em sua vida que é digna de ser contada para todos os seus amigos. Não somente suas conversas de viagens se tornam mais interessantes, mais elas também podem servir para abrir os olhos de outras pessoas para esse tipo de aventura. Nesse ponto, você se torna uma inspiração para aqueles que desejam explorar o mundo.


4. Você irá crescer culturamente

Pode ser uma maneira diferente de viver, uma religião, ou simplesmente qualquer coisa diferente para você. Quando você viaja, você fica exposto a diferentes culturas que podem impactar pra sempre suas vidas. Sua tolerância irá crescer enquanto você experimenta essas experiências, e em muitos casos, você irá aprender como ver coisas com uma perspectiva diferente. Toda cultura é diferente, assim como cada pessoa.

5. Voce se tornará inteligente

É sempre bom quando você recebe reconhecimento por ser o aluno mais inteligente ou algo do tipo. Viajar ensina a você uma variedade de coisas que podem ser aplicadas no seu dia a dia, das coisas mais banais até as mais indispensáveis. Viajar faz você adquirir um tipo de sabedoria única que se torna indispensável durante toda sua vida.

6. Você aprenderá a desenvolver sua independência e como ser responsável

Viajar é um dos melhores caminhos para aprender a como se tornar independente. Quando viaja, tudo depende de você. Mesmo quando é por pacotes de viagens, há certas coisas que vão pedir habilidades de organização, responsabilidade e independência. Você será responsável pelo ticket do avião, acomodação, transporte, passaporte, e seu dinheiro.


7. Voce aprende como gerenciar seu dinheiro cedo na vida

Não há nada pior do que estar viajando e notar que o dinheiro foi embora. Você sente como se estivesse perdido e que o mundo está para acabar. Não há zona de conforto quando se está viajando; todas as coisas dependem de você. Por essa razão, viajar serve como uma ótima "lição de vida" sobre o gerenciamento de suas finanças. Como assim? Bem, se você gastar de forma imprudente, você verá o efeito disso nos últimos dias da sua viagem.

8. Você não vai ficar se arrependendo quando se tornar mais velho

Não há nada pior que se sentir arrependido por não ter feito algo enquanto era jovem. Bem, viagens são uma dessas coisas. Há muitas coisas para se vivenciar nesse mundo, então porque esperar até ficar mais velho para aproveitá-las? Não há nenhuma razão para gastar seus preciosos anos da juventude somente trabalhando. Como dia o ditado; "Não viva para trabalhar... Trabalhe para viver."

9. Porque você merece

Simmm!!! Todos nós merecemos tirar um bom tempo viajando para ver e conhecer o mundo lá fora. Não há necessidade de esperar até que se torne mais velho para iniciar essa experiência. Não deixe a oportunidade passar, explore o mundo enquanto você é jovem.

Créditos: Globotreks

10 Oportunidades de viagens voluntárias


"A chance de dar algo em troca, compartilhar suas habilidades e conhecimento, conhecer outros viajantes, ou simplesmente conhecer os nativos - Isto é a essência da viagem voluntária."

Há muitas razões para realizar uma viagem voluntária, e há literalmente mulhares de opções de caridade e organizações que providenciam oportunidades para viajantes com o espírito do voluntariado.

Muitas pedem doações ou valores para cubrir custos operacionais, mais a lista abaixo inclui somente as que custam pouco ou nada para se envolverem e ajudar quem precisa.

1. WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)

www.wwoof.org - Acomodações e alimentação são oferecidas em troca de um dia de trabalho na fazenda. Ótima oportunidade para vivenciar o dia a dia de nativos que vivem disso, e recebendo em troca um lugar para ficar e alimento. As opções de estadia são apartir de 1 semana e podem durar até vários anos. A milhares de oportunidades em diversas fazendas ao redor do globo.

2. Turtle Teams, Mundial

Um nome genérico para milhares de pequenos grupos de pessoas que são engajadas em salvar e cuidar de tartarugas em diversos lugares. Estes grupos apreciam qualquer tipo de ajuda, mesmo que por apenas um dia.

Você apenas tem que arcar com a acomodação, que tem preços bem variados, mais geralmente os grupos oferecem uma acomodação bem simples por um preço muito baixo.

Para saber mais entre em contato com os organizadores dos eventos:
www.seaturtles.org e www.cccturtle.org

3. Voluntários de Conservação, Austrália e Nova Zelândia

Um grupo de pessoas engajados em conservar os habitats e promover o ecoturismo nesses países.
Os pacotes começam em AU$208 por semana, com acomodação e comida.
Para mais informações acesse:
www.conservationvolunteers.com.au

4. Programa de Voluntáriado do Sudão, Sudão

Ensine inglês em um dos países mais pobres do mundo.
As vagas são em escolas ou universidades, mais muitos voluntários ajudam com projetos em comunidades.

Os voluntários precisam pagar a passagem aérea mas todos os outros custos são pagos pelo programa, e eles ainda ajudam com uma pequena quantia mensal (salário). Acesse:
www.svp-uk.com

5. Conservação da Trilha Appalachian, USA

Com aproximadamente 2.000 milhas de comprimento, as trilhas são uma das mais famosas e clássicas dos Estados Unidos, e são lar de aproximadamente 2.000 espécies ameaçadas.

Voluntários irão ajudar na construção e manutenção da trilha em troca de alimento e acomodações bem básicas.
www.appalachiantrail.org

6. Líderes de Viagem para HF Holidays, Europa

HF Holidays é um dos mais populares operadores de férias a pé da Europa. E eles estão procurando voluntários para guiar os viajantes. Para os líderes serão providenciados acomodação, alimentação e a chance de explorar a Europa em troca de compartilhar suas paixões e conhecimentos com os grupos que os acompanham.
www.hfholidays.co.uk

7. Help Exchange, Mundial

Um site que lista anfitriões buscando alguma ajuda, seja em suas fazendas ou jardins, trabalhando em escolas ou em projetos religiosos, construindo casas ou centros comunitários, ou simplesmente ajudando uma família a levar os filhos para a escola.

Uma pequena taxa de registro é cobrada para acessar os detalhes dos anfitriões, mais a passagem aérea e a acomodação é providênciada em troca da sua ajuda.
www.helpx.net

8. Peace Corps, Mundial

Uma chance únida de viver e trabalhar em outro país. Participar em uma variedade de projetos, de cuidado com a saúde à um ambiente de desenvolvimento de negócios.

Um compromisso de 27 meses de participação é necessário, mais para aqueles que estão desejando, isto é uma oportunidade de mudança de vida. Aberto apenas para residentes dos Estados Unidos em www.peacecorps.gov

Mais há outros projetos similares para outras nacionalidades.
www.vso.org.uk/volunteer

9. Voluntários das Nações Unidas, Mundial

De cuidados com a saúde e desenvolvimento econômico até ajuda após desastres naturais, as Nações Unidas oferecem oportunidades de voluntáriado para aqueles que são dedicados em fazer a diferença para aqueles que mais necessitam.

Enquanto muitas opções são abertas apenas para profissionais experientes, há links para milhares de fundações internacionais procurando por ajuda em campos similares.
www.unv.org

10. Kibbutz Volunteer, Israel

Uma área que dificilmente está fora dos noticiários, Israel é um lar de políticas complicadas devido a sua posição geográfica.

Este programa te dá a oportunidade de vivenciar o dia a dia dessa região vivendo em uma comunidade socialista onde tudo é providenciado. A região também serve como uma boa base de exploração para as regiões do Oriente Médio e do Norte da África.
www.kibbutzvolunteer.com

*****

Créditos: Matador Network
Matéria original em inglês escrita por: Matt Scott

Estes são apenas alguns exemplos, mais há diversas outras pesquisões que você pode pesquisar. Alguns projetos pedem alguma taxa de registro como é explicado em algumas delas, mais lembre-se que tudo isso é por uma boa causa. Nada melhor que ajudar quem mais necessita, você pode não receber dinheiro por isso, mais o carinho e o sentimento de ajuda que você recebe não tem preço.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Projeto "Rolê e Arte"
Estudar em Dublinsegunda-feira, 11 de novembro de 2013 0 comentários


O projeto ”Role e Arte ”nasce com o obejtivo de disseminar todas as vertentes de arte, como vídeo, fotografia, grafite, música, poesia e outra e qualquer tipo de expressão artística.

O nome ”Role e Arte” é simples de entender; Role: é o dia dia, onde for, em qualquer lugar, a viagem ou passeio. Arte: é a expressão e o registro independente de onde voce estiver!

Umas das propostas desse projeto é pode criar comunicacões e conexões com outros artístas, projetos e blogs criando assim um coletivo de arte.

O projeto ”Role e Arte” não tem fronteiras; isso quer dizer que, independente de onde voce esteja estaremos recebendo projetos, trabalhos, dicas de exposicões, shows e etc. Em resumo o ”Role e Arte” é um Intercâmbio Artístico Cultural! 

Gostou da proposta? Quer participar? Então selecione seu material, compartilhe sua idéia ou mande sua dica para o email: rolerarte@gmail.com

VivaArte!!!

Dublin: Coleta de Lixo


Hoje vamos falar sobre o sistema de coleta de lixo de Dublin. Quem viu o post sobre custo de vida (clique aqui) notou que o sistema de lixo aqui é pago, ou seja, é necessário pagar para que seu lixo seja coletado. E são aplicadas severas multas para aqueles que tentarem burlar o sistema.

Existem várias empresas para isso e cada uma conta com vantagens e desvantagens, vale a pena pesquisar qual é a melhor opção. Para uma lista completa de todas as empresas acesse esse site.

Muitos condomínios e apartamentos já incluem no preço do aluguel o valor da coleta de lixo. Para quem mora em casas há a opção de alugar um "latão" de lixo, para isso é pago um valor mensal de aluguel e no dia combinado pela empresa a caminhão passa para recolher o lixo.

Para os que moram em studios/flat sem espaço para isso, a situação já é diferente. É necessário comprar tags/adesivos da empresa e colocar no saco de lixo, um tag por saco e o saco tem que atender as especificações de tamanho e peso. A tag custa aproximadamente €3.70.

Esse é o preço para a tag de lixo geral que é o mais usado por todos, no entanto a diversos tipos de tag, uma específica para empresas, uma para reciclagem, etc... É um pouco complicado de entender para quem vem do Brasil e não está acostumado com nada disso. Essas tags podem ser compradas nos correios.

Quanto a coleta as empresas passam geralmente entre Segunda e Terça toda semana na parte da manhã. Então é bem comum você andar pelas ruas nas segundas feiras a noite e encontrar diversos sacos de lixo com adesivos nas ruas. Caso perca o dia estipulado pela empresa, o lixo vai ser coletado apenas na semana seguinte.

Bom não é de se estranhar que muitos estrangeiros que não estão acostumados com isso tentem de algum jeito burlar a regra, e deixarei um relato do que aconteceu com certos brasileiros em Dublin.

"Cinco pessoas moravam em uma casa na cidade, e tentando se livrar de gastos com lixo colocavam os sacos de lixo no dia especificado toda semana, mais sem tag. E o lixo sempre era recolhido sem nenhum problema. Depois de um determinado tempo chegou uma multa na casa deles de aproximadamente €200 que era o equivalente a todo período que eles não colocaram tags + a multa em si. O que acontece é o seguinte, a empresa quando vê que os sacos não tem tag, anotam o endereço, tiram fotos do saco sem adesivo e la na empresa eles abrem o saco a procura de qualquer documento em nome dos moradores, fazem essa pesquisa por um tempo pra confirmar mesmo, e com o nome eles tem todas as informações e fica fácil aplicar a multa. Portanto não tentem dar uma de expertos, vivam o país e respeitem as leis do mesmo. É melhor para todos."

Qualquer dúvida é só comentar...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dublin em 60 Segundos
Unknownquinta-feira, 7 de novembro de 2013 0 comentários


Conheça o melhor que Dublin tem a oferecer em um vídeo bem rápido do youtube, essa cidade que não deixa de surpreender  nem os que moram aqui a anos.


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dublin: Custo de vida mensal
Unknownsegunda-feira, 4 de novembro de 2013 0 comentários


Atualização: Para informações atualizadas sobre o custo de vida não só em Dublin como em outras cidades do mundo, favor utilizar esse link: Custo de Vida

Um dos principais questionamentos daqueles que preenchem o formulário de "Orçamento Intercâmbio" é sobre o custo de vida em Dublin. Dar um valor exato é praticamente impossível, temos pessoas de diferentes classes sociais, com diferentes estilos de vida, e passar um valor exato é fora de contexto.

Mas como a maior parte dos estudantes brasileiros não escolhe uma vida de luxos aqui, e tenta economizar na medida do possível nos gastos essenciais, podemos passar um valor perto do práticado pela maioria.
Consideramos como 'gastos mensais' apenas o necessário que seria: Aluguel, alimentação e contas/gastos com a moraria.

Acomodação
Este é o que possui maior peso nas contas mensais, gira em torno de €200 a €500 por mês. E essa diferença grande de valor vai depender basicamente da quantidade de pessoas que moram na casa e na localização/bairro da casa.

Da pra conseguir lugares até mais baratos, mais é geralmente casas muito apertadas e com várias pessoas dentro. Nos valores próximos de €500 são geralmente para casas boas, ou um quarto só para você.

Alimentação
Segundo item com maior peso, os gastos aproximados aqui podem ir de €60 a €200 por mês. Importante salientar que isto é contando com refeições em casa, comendo fora de casa se gasta mais. No geral a alimentação aqui é muito barata, com pouco dinheiro você consegue comprar bastante coisa.

A diversos supermercados diferentes, e em cada um deles um tipo de produto é mais barato, caso queiram economizar vale dar uma pesquisada. Os principais são: Tesco, Iceland, Lidl e Aldi.

Contas da Casa
-Energia/Gás

A conta de energia aqui é bimestral e nisso é realmente complicado colocar uma média, porque há casas com diferentes índices de BER (Escala de Gastos de Energia). E deixar aquecedores ligados assim como outras coisas da casa tem um peso muito grande na energia. Colocaremos uma média estimada de €50 - €100 por pessoa a cada 2 meses.

-Lixo
Diferentemente do que acontece no Brasil, a coleta de lixo aqui na Irlanda é paga. E só passam para recolher o lixo uma ou duas vezes por semana, em dias fixos. Há como alugar latões de empresas de lixo onde a coleta é feita normalmente e você paga um valor mensal ou anual. Ou então comprar adesivos em algumas lojas ou no correio e colar ele nos sacos de lixo, cada adesivo custa €3,70 e tem medidas e peso limites para os sacos.

-Água*
Não há ainda como fazer uma estimativa desse item, a água na Irlanda nunca foi cobrada. Mas devido a crise ecônomica que atingiu o país a alguns anos atrás eles foram forçados a tomar alguns medidas e nisso apartir de 2014 a água passará a ser cobrada. Vale salientar que na Irlanda a população bebe a água da torneira mesmo, ela já é tratada e própria para o consumo.

TOTAL
Com base nesses valores dá pra se ter uma idéia do quanto se gasta por mês no país, nos próximos dias serão postados alguns desses itens detalhadamente, com sites, etc... Vamos para um valor base:

Casa: €300
Alimentação: €100
Contas: €100
Total: €500/Mês

Isso vivendo bem, sem se preocupar em poupar muita coisa, com esse preço da pra conseguir uma casa bacana, da pra comer tranquilamente, e pagar as contas sem ficar se regulando. Claro que se quiser poupar da pra reduzir tranquilamente esse valor pra €300 - €400 por mês. Vai de cada um.

Caso esse valor ainda se encontre fora do seu orçamento, dê uma conferida nessa matéria com 6 destinos super baratos para aprender inglês.

Have a nice day... :D